Comitiva parlamentar que esteve em Brasília no mês de fevereiro considera positivo o andamento dos sete projetos protocolados para Barra Velha. Foto: assessoria da Câmara de Vereadores

O vereador Marcelo Nogaroli (MDB) no uso da palavra livre na sessão do dia 07 de março, em nome dos demais vereadores que visitaram a capital federal, considerou positiva a ida da comitiva parlamentar para Brasília em fevereiro. A comitiva formada pelo presidente Tainha (PPS) e dos vereadores Thiago Pinheiro (PSB), Nando (PP), Mauricio Simas (MDB), Marcelo Nogaroli (MDB), estiveram visitando os principais gabinetes dos deputados e senadores em busca de recursos para o município, além dos sete projetos já protocolados pelos Edis ano passado.

A decisão tomada pela comitiva de ir a Capital Federal ganhou força diante do agravamento das cheias que aconteceram na primeira quinzena de fevereiro alagando diversos bairros. O município decretando estado de emergência fez com que os parlamentares pressionassem suas bases em busca de investimentos para a cidade.

Nogaroli informou que os setes projetos que já estão cadastrados devem ser periodicamente cobrados pelos vereadores através de seus deputados pela importância que cada um tem para Barra Velha. E se necessário, retornar a Brasília quantas vezes for preciso, pois não podemos permanecer de braços cruzados enquanto o país todo briga por recursos. Precisamos mostrar nossa representatividade através desta comitiva que bravamente cobrou de seus representantes, respostas imediatas na liberação destes recursos, destacou.

Um dos projetos mais aguardados, é o que beneficiará os moradores da Rua Paraná e 611, assim como os bairros Los Angeles, Vila Nova e Icaraí.  Cerca de R$ 2 milhões e 600 mil irão contemplar uma das regiões afetadas pelas cheias. Nogaroli acompanhou ano passado o Coordenador da Defesa Civil local, Elton Cunha, onde ambos cadastraram o projeto na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil que fora analisado e aprovado posteriormente. Tenho esperança de sermos contemplados o quanto antes, pois nós sabemos do impacto positivo que trará aos moradores dessa região, lembrou.

Entre outros projetos, o vereador afirmou que existem recursos protocolados na área de esportes, Assistência Social, Secretaria de Obras e Planejamento. A manutenção da ponte em Itajuba é um outro projeto importante cadastrado pelos parlamentares. Quanto a decisão dos parlamentares irem no mês de fevereiro, Nogaroli alertou que não adianta protelar a ida no início do ano, pois todos nós sabemos que se não nos posicionarmos agora, reivindicando as emendas parlamentares, não será em julho ou dezembro que conseguiremos recursos. É preciso agir, disse ele.

Segundo Nogaroli, o grupo de vereadores que estiveram em Brasília, se surpreenderam com a quantidade de vereadores e prefeitos que estavam visitando a capital. A maioria dos municípios da região norte do estado, representados por seus  prefeitos e vereadores, realizavam os mesmos pedidos.  Ele lamentou somente a ausência do prefeito Valter, pois segundo os vereadores, a maioria dos Deputados e Senadores, sabedores do decreto de emergência de Barra Velha, acreditavam que o prefeito estivesse acompanhando os parlamentares na busca destes recursos.

Em reunião com o Secretário da Defesa Nacional da Defesa Civil, o Coronel Alexandre Lucas Alves, os vereadores apontaram a necessidade de abreviar o quanto antes a liberação do projeto da Rua Paraná, mas o Secretário apresentou a dificuldade orçamentária no âmbito nacional para atender os municípios e sugeriu aos Edis, ao realizarem as audiências com os Deputados que representam Santa Catarina, pudessem apresentar a urgência desta liberação.

Para Nogaroli, a diminuição dos orçamentos das secretarias em Brasília se dá por conta do projeto da reforma da previdência que se encontra na Câmara dos Deputados. É uma maneira de barganhar os votos, mesmo sabendo que esse tipo de comportamento não faz parte do contexto político do atual Presidente, ouvimos isso de todos os Deputados e Senadores que visitamos. Enquanto não for aprovada a reforma, os recursos também não sairão do papel, infelizmente. Muda partido, muda representante, mas o sistema continua o mesmo, declarou o parlamentar.
O vereador Marcelo, em nome de todos os vereadores que fizeram parte da comitiva, finalizou dizendo que o papel do vereador foi fundamental para que todos os recursos sejam contemplados ao município.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 15/03/2019 - 17:50:34 por: Cristiano André Zonta - Alterado em: 15/03/2019 - 17:50:34 por: Cristiano André Zonta

Prefeitura desgovernada.

Vereador falou sobre a falta de responsabilidade e conhecimento do prefeito em administrar Barra Velha.

Moção de Congratulações

Tenente da Polícia Militar de Barra Velha Ruy Florêncio Teixeira Junior, recebeu na noite desta quinta feira (07), a moção de congratulações nº 18/2017 por proposição do vereador Mauricio Simas, subscrita pelos demais vereadores.