Tenente Ruy Florêncio Teixeira Junior, Comandante da Polícia Militar é recebido pelo Presidente Tainha e demais vereadores.     Foto: assessoria da Câmara de Vereadores

O presidente Tainha na companhia dos demais vereadores Marcelo Nogaroli (MDB), Juliano Bernardes (MDB), Thiago Pinheiro (PSB), Nano (PP), Marciel Berlim (PSB), Dr. Jorge (DEM), Mauricio Simas (PSD) e Alex Palmital (PSD), receberam na tarde da quinta feira (07), o Comandante da Polícia de Barra Velha, Tenente Ruy Florêncio Teixeira Junior para discutirem assuntos relacionados a segurança pública no município.

O Tenente Ruy, que já esteve frente ao comando da Polícia Militar de Barra Velha, recebeu o convite para atuar na Secretaria da Segurança Pública como Diretor de Segurança Cidadã por onde permaneceu lotado até o dia 06 de março. Antes de assumir as atividades em Barra Velha, o Tenente viajou para participar do curso internacional da Polícia Judiciária da Espanha.

Na reunião, o novo comandante da Polícia  frisou a necessidade da aquisição de três novos veículos para atender a comunidade. Segundo Tenente Ruy, a busca pela parceria com os demais vereadores é fortalecer a ideia em uma coparticipação entre prefeitura e demais empresas que se instalaram em Barra Velha., além do comércio representado pela CDL, disse ele.

Questionado pelos vereadores sobre as viaturas que foram distribuídas aos municípios catarinenses, o Tenente afirmou que este ano todas os veículos  já haviam sido loteados, sem nenhuma contemplação para a cidade.

Atualmente o quartel possui dez viaturas das quais somente cinco estão em plena atividade. As demais encontram-se em funcionamento, porém estão na reserva e não estão nas melhores condições. Somente no ano passado, foram gastos R$ 100 mil reais em manutenção com as viaturas. Por serem veículos que circulam muito, a quilometragem acaba sendo atingida rapidamente e as manutenções são naturais, afirmou.

Na visão do Tenente Ruy, com o aumento da demanda nas ocorrências, somente em Barra Velha teríamos que ter quatro viaturas ativamente desenvolvendo os trabalhos, ou seja, uma viatura 24h em Barra Velha, outra no bairro Itajuba por 12h (durante o horário comercial), uma viatura para o município de São João do Itaperiú atuando 24h e uma viatura trabalhando por 12h  nos atendimentos da rede de vizinhos e o apoio escolar.  Esse quadro de atuação seria fundamental para o trabalho de qualidade, disse ele.

Outra situação preocupante é o número de efetivos na corporação, pois segundo o Tenente, quando assumiu pela primeira vez o comando em Barra Velha contava com 40 policiais e ao regressar, apenas 25 efetivos atuam no momento. Para ele, algumas alterações no quadro de atendimento a comunidade devem ser alteradas o quanto antes. No meu retorno consegui trazer mais um policial e devo fazer a manutenção na equipe do expediente administrativo e do COPOM, além dos policiais em São João. Faremos um esforço tremendo para atender a cidade num todo, além da vizinha São João, acrescentou.

O presidente Tainha se colocou à disposição do Tenente Ruy e   afirmou que no que depender da casa de leis, fará o possível para ajudar neste processo.  Os demais vereadores manifestaram total apoio ao comandante e se colocaram a disposição na busca de recursos que possam atender a demanda da Polícia Militar neste momento.

O Tenente Ruy agradeceu a atenção dos vereadores e lembrou da importância dos Edis neste processo, pois quem ganha é a comunidade. O Comandante lembrou que na impossibilidade da aquisição dos três veículos, dois seriam suficientes neste momento crítico. Ele já agendou reunião com o prefeito Valter Zimmermann e espera receber este mesmo apoio do executivo. A situação é precária e neste momento precisamos agir em conjunto, fortalecendo os propósitos e resultados. Um novo grupo de policiais devem se formar na academia da Polícia Militar e eu acredito que consiga trazer mais soldados para o município. Neste processo já me coloquei a disposição para lecionar duas vezes na semana, utilizando este argumento para a futura solicitação deste pedido. Espero contar com a ajuda de todos vocês, finalizou o Tenente.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 08/03/2019 - 17:07:02 por: Cristiano André Zonta - Alterado em: 08/03/2019 - 17:07:02 por: Cristiano André Zonta

Prefeitura desgovernada.

Vereador falou sobre a falta de responsabilidade e conhecimento do prefeito em administrar Barra Velha.

Moção de Congratulações

Tenente da Polícia Militar de Barra Velha Ruy Florêncio Teixeira Junior, recebeu na noite desta quinta feira (07), a moção de congratulações nº 18/2017 por proposição do vereador Mauricio Simas, subscrita pelos demais vereadores.