A importância da estratégia e do planejamento em executar a macrodrenagem.

A importância da estratégia e do planejamento em executar a macrodrenagem. Foto: assessoria da Câmara de Vereadores

O vereador Marciel Berlim (PSB) ao fazer uso da palavra livre na sessão ordinária no dia 19 de fevereiro, destacou a importância do projeto de macrodrenagem aprovado pela Câmara de Vereadores. Aprovado em 2017, o projeto que contempla todos os bairros no município, elaborado pela Secretaria de Planejamento Urbano com participação dos demais representantes do legislativo, teve a coordenação do representante da Defesa Civil local. Neste planejamento foram pontuadas todas as áreas de riscos e  definido a solução para cada problema apresentado, disse ele.

Berlim ressaltou que os vereadores fizeram sua parte aprovando o projeto de macrodrenagem, possibilitando um importante passo para o município, mas lembrou que a responsabilidade na execução é da prefeitura. Muitos questionam o que um vereador faz pela cidade e na maioria das vezes nos sentimos impotentes diante das dificuldades sim, mas não deixamos de fazer nossa parte no legislativo, principalmente quando se trata de ações que venham beneficiar a cidade num todo. Quanto ao decreto declarado situação de emergência pela prefeitura, quando soube, tratei logo de acionar o Deputado Estadual, Ismael dos Santos (PSB) a fim de sensibiliza-lo para que intermediasse junto ao governo do estado a homologação do decreto na Defesa Civil Estadual. É necessário abreviarmos neste momento a burocratização, acrescentou.

O vereador defende a liberação do FGTS para que as pessoas possam se reestruturar o quanto antes. No governo anterior quando houve enchentes, conseguimos a liberação deste recurso. Isso possibilita a reestruturação das famílias atingidas. A importância de realizar o cadastro é fundamental neste momento, porque são através destes dados que todos os recursos são despachados. A Defesa Civil necessita deste mapeamento e a comunidade deve fazer sua parte, declarou Berlim.

Ainda sobre as enchentes, o vereador está  preocupado com a qualidade da Estrada geral que dá acesso ao bairro Medeiros. Trafegando por lá pude perceber a quantidade de buracos e crateras que se abriram por consequência das chuvas. Os reparos devem ser realizados o quanto antes, até porque a população que reside e trafega na região corre sérios riscos, antes que algo grave aconteça, alertou.

O parlamentar na sua fala acrescentou que a prefeitura deve estruturar dentro do paço um escritório técnico para elaboração de projetos, com pessoas competentes e treinadas para cadastrar e captar recursos. Berlim usou como exemplo a Deputada Paulinha, que até então, quando governava o município de Bombinhas, potencializou uma equipe específica para essa finalidade. Se de fato queremos buscar recursos em todas as esferas, necessitamos dessa valiosa ferramenta de trabalho, finalizou.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 26/02/2019 - 17:49:00 por: Cristiano André Zonta - Alterado em: 26/02/2019 - 17:49:00 por: Cristiano André Zonta

Prefeitura desgovernada.

Vereador falou sobre a falta de responsabilidade e conhecimento do prefeito em administrar Barra Velha.

Moção de Congratulações

Tenente da Polícia Militar de Barra Velha Ruy Florêncio Teixeira Junior, recebeu na noite desta quinta feira (07), a moção de congratulações nº 18/2017 por proposição do vereador Mauricio Simas, subscrita pelos demais vereadores.