A situação crítica do bairro Itajuba.

A situação crítica do bairro Itajuba. Foto: assessoria da Câmara de Vereadores

O vereador Mauricio Simas (PSD) no uso da palavra livre manifestou total apoio ao presidente Tainha em trancar todas as pautas do executivo e lamentou com tristeza tudo o que presenciou durante o domingo quando a forte chuva acabou inundando diversos bairros, desabrigando muitas famílias. Simas apontou a situação crítica que se encontra o bairro onde o vereador reside, Itajuba.

Nas declarações em que pontuou diversos problemas relacionados a manutenção das vias, uma delas foi a falta da instalação de galeria pluviais na Cirino Cabral. A promessa é cobrada pela comunidade, pois quando fui informado que aquela região receberia a devida atenção, compartilhei com as pessoas. O bairro num todo hoje é carente desta manutenção, todos nós sabemos. Sei que a chuva não foi pontual, pois ela acabou atingindo outros municípios vizinhos. A gestão tem a parcela da responsabilidade e nós de fiscalizarmos, mas a população deve reconhecer que também acaba contribuindo para o alagamento, acrescentou.

Não podemos fechar os olhos para as construções que recebem o alvará e acabam não executando o projeto original. As tubulações são exemplos diários que testemunhamos. Ninguém fiscaliza se a licença específica é para a instalação deste ou aquele tubo, simplesmente liberam e ponto, observou.

Temos que intensificar as fiscalizações e se o quadro atual não comporta, que seja ampliado para que se torne funcional nesta importante pasta. Outro exemplo que vivenciei foi o fechamento da rua Blumenau, onde o morador acabou fechando a própria rua afirmando fazer parte do terreno dele. Se houvesse uma fiscalização efetiva, todo o transtorno que acabou acontecendo seria evitado, lembrou.

Quando conquistamos nosso maquinário fixo para atendimento no bairro e numa situação acabou necessitando de manutenção, levou muito tempo para o devido reparo. Dentro do setor público por conta da burocratização, sabemos que todo processo requer tempo e a equipe acaba atrasando seus trabalhos, isso é fato. Minha sugestão então seria contratar um mecânico que pudesse atender diretamente na Secretaria de Obras. Acredito que viabilizaria tempo e produção, sugeriu.

Outra sugestão do vereador é a terceirização da contratação dos serviços que hoje são prestados pela Secretaria de Obras municipal. Segundo o parlamentar, na vizinha Balneário Piçarras isso já acontece e funciona muito bem. Na terceirização, quando um maquinário entra para manutenção, um outro já é substituído imediatamente. Isso agiliza e muito. Sou da opinião que a prefeitura terceirizasse até os veículos das secretarias. Em se tratando de custo e benefício, o resultado seria positivo. Considerando o caso específico da máquina que levou mais de trinta dias para ficar pronta por conta da chamada burocratização, na terceirização dos serviços levaria apenas um dia para a substituição. Infelizmente na Secretaria de Obras muitos cargos existentes servem apenas como cabide emprego, finalizou.

Protocolos desta Publicação:Criado em: 22/02/2019 - 16:48:27 por: Cristiano André Zonta - Alterado em: 22/02/2019 - 16:51:07 por: Cristiano André Zonta

Prefeitura desgovernada.

Vereador falou sobre a falta de responsabilidade e conhecimento do prefeito em administrar Barra Velha.

Moção de Congratulações

Tenente da Polícia Militar de Barra Velha Ruy Florêncio Teixeira Junior, recebeu na noite desta quinta feira (07), a moção de congratulações nº 18/2017 por proposição do vereador Mauricio Simas, subscrita pelos demais vereadores.