100%

Vereadores cobram respostas sobre saneamento básico

Gerência da Casan afirma que precisou passar por cima da prefeitura para dar continuidade ao projeto

Uma comitiva de vereadores esteve reunida com a gerência da Casan de Barra Velha nesta quarta-feira, 16, para saber sobre a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A estatal já possui o recurso de aproximadamente R$22 milhões assegurados, mas encontra resistência da Prefeitura desde o início da gestão para dar início as obras. O novo grupo formado pelos vereadores Marciel Berlin (PSB), Nando (PP), Thiago Pinheiro (PSB) e Dr Jorge (DEM), além do presidente Tainha (PPS),  agendará uma audiência pública com a participação da Casan para expor aos moradores o prejuízo causado pela falta de interesse da prefeitura. 

Segundo o gerente, Irvando Luiz Zomer, a Casan já comprou o terreno para iniciar a construção da ETE no bairro Itajuba. Em seguida, precisou recorrer ao governo do Estado para decretar o espaço como de utilidade pública, o que não foi feito pelo atual governo municipal, que não tem interesse em continuar com a Casan.

Durante a reunião, o vereador Dr Jorge disparou: “ele não tem interesse em continuar com a Casan e nós não temos interesse em continuar com ele.” Já o vereador Marciel Berlin destacou que o executivo tem deixado o caso correr para encontrar uma falha que poderá embasar uma quebra de contrato. 

A audiência pública deve acontecer no mês de fevereiro. Segundo Thiago Pinheiro, a ideia é apresentar aos moradores o quanto o município está perdendo enquanto o projeto não sai do papel e o eventual prejuízo que a cidade terá se romper o contrato e começar o projeto do zero.

O gerente da Casan ainda confirmou que a prefeitura foi notificada judicialmente para prestar informações que estavam sendo negadas. Algumas das licenças também não foram emitidas e, outra vez, a empresa recorreu diretamente a órgãos estaduais. 

“O povo cobra de nós vereadores, que temos contato direto com eles. Eles acham que estão sendo enganados e querem explicações. Nossa cidade precisa que esse projeto saia do papel urgente” disse o vereador Nando. 

Preocupação com a água
Irvando Zomer, também destacou que apesar da preocupação com a tão sonhada estação de tratamento de esgoto, o abastecimento de água no município já pode ser considerado um problema a curto e médio prazo. O município possui 16.848 mil pontos de ligação e o número tem crescido rapidamente. O atual reservatório no bairro Sertãozinho já sofre para atender a demanda e um novo estudo técnico foi realizado no Rio Itapocu. No entanto o ponto mais próximo e com qualidade para fornecimento, está 18km adentro.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 16/01/2019 - 19:20:54 por: Alan Willian - Alterado em: 16/01/2019 - 20:05:50 por: Alan Willian

Notícias

Prefeitura desgovernada.
Prefeitura desgovernada.

Vereador falou sobre a falta de responsabilidade e conhecimento do prefeito em administrar Barra Velha.

Moção de Congratulações
Moção de Congratulações

Tenente da Polícia Militar de Barra Velha Ruy Florêncio Teixeira Junior, recebeu na noite desta quinta feira (07), a moção de congratulações nº 18/2017 por proposição do vereador Mauricio Simas, subscrita pelos demais vereadores.