100%

Dr. Jorge Borghetti anuncia que Ministério da Saúde aprovou nova UPA 24h para Barra Velha

O vereador Jorge Mário Borghetti, o Doutor Jorge (DEM), confirmou na sessão legislativa do dia 6 de março a boa notícia que muitos esperavam: o Ministério da Saúde confirmou projeto e recursos para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas em Barra Velha, a UPA, cujo encaminhamento foi executado pelo próprio vereador, no ano de 2017.

De acordo com Doutor Jorge, está aprovado o projeto da chamada “Upa tipo 1”, cujo projeto básico prevê mínimo de sete leitos de observação, capacidade de atendimento médico de 150 pacientes por dia e estrutura para área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes, e atenderá Barra Velha, São João do Itaperiú e as cidades vizinhas. 

“Está a liberação da UPA, depois do cadastramento que efetuamos em Brasília, e isso representa uma luta de 25 anos por um novo pronto atendimento aqui na cidade”, destaca o vereador, que recebeu dia 1º de março a notícia da confirmação diretamente do ministro da Saúde, Ricardo Barros, que é cunhado do vereador.

Borghetti lembrou das duas visitas a Brasília, efetuadas para encaminhamento do projeto, junto dos assessores Eunildo dos Santos e Claudionir Arbigaus. “Agora, a responsabilidade é da Prefeitura, que precisa repassar os demais dados necessários, preencher os requisitos solicitados pelo Ministério da Saúde”, observa o democrata. O local da nova UPA 24h será definido pelo prefeito Valter Zimmermann (PSD).

O vereador lembra que a UPA, na concepção do Governo Federal, inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com essa unidade, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. “Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas”, destaca o parlamentar.

Doutor Jorge, entretanto, lamentou a negativa do Governo do Estado, que segundo ele, não confirmou apoio necessário para instalar uma UPA tipo 3, que seria maior e estruturada para regiões entre 200 a 300 mil habitantes. “Nós encaminhamos inicialmente o projeto do tipo 3, para atender muito mais gente. Infelizmente, nosso Governo do Estado alegou não dispor de recursos para sua manutenção; alegou não ter como garantir uma gestão tripartite”, observou o parlamentar. 

Em plenário, Jorge também revelou que houve políticos da região tentando atrapalhar a liberação do projeto. Sem apontar nomes, o democrata foi direto. “Houve líderes da região lutando contra o projeto, só porque o Doutor Jorge não é do partido deles”, acusou. A notícia trazida pelo parlamentar recebeu o parabéns dos demais vereadores, na sessão do dia 6 de março. 

Saiba mais

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

 

Câmara de Vereadores Assessoria de Comunicação

■ Fone (47) 99921.4527 ou 3446.7800, ramal 808

■ Texto: Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP

■ Informação Pública 031/2018

 

Notícias

Prefeitura desgovernada.
Prefeitura desgovernada.

Vereador falou sobre a falta de responsabilidade e conhecimento do prefeito em administrar Barra Velha.

Moção de Congratulações
Moção de Congratulações

Tenente da Polícia Militar de Barra Velha Ruy Florêncio Teixeira Junior, recebeu na noite desta quinta feira (07), a moção de congratulações nº 18/2017 por proposição do vereador Mauricio Simas, subscrita pelos demais vereadores.