100%

Barra Velha promove amanhã segunda audiência pública sobre ações visando bem-estar animal

Barra Velha terá amanhã (quarta-feira, dia 28 de março), a segunda audiência pública acerca da causa de proteção animal na cidade. O evento está marcado para as 19h, e acontecerá na sede da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba (ACDI), onde autoridades e comunidade vão debater políticas públicas visando a proteção dos animais, e também detalhes sobre o Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (FUBEM)”, iniciativa do vereador Maurício de Simas (PSD), aprovada por unanimidade em dezembro último, pelos parlamentares locais.

Segundo Maurício, a segunda das três audiências públicas previstas sobre o tema terá como local Itajuba, e contará com a presença da juíza de Barra Velha, Nayana Scherer, ela mesma uma ativista da causa animal. “Estamos descentralizando as audiências. A primeira foi na Câmara, ano passado; a segunda amanhã em Itajuba e a terceira será no São Cristóvão, em data a ser definida”, antecipa Simas. 

Através do FUBEM, a Prefeitura poderá captar e aplicar recursos visando o financiamento, implantação e aprimoramento de ações voltadas à proteção de animais – um dos objetivos, segundo Maurício, é criar mecanismos para controlar a população de animais de rua hoje existente na cidade. A comunidade, em especial ativistas de defesa dos animais, poderá discutir o atual panorama após a aprovação do fundo, e também outras políticas públicas, como medidas de apoio ao sítio de abrigo de animais existente em Medeiros.

“É mais do que urgente controlar a população animal em Barra Velha, e criar medidas de prevenção de zoonoses”, aponta o vereador. A juíza Nayana orientou a elaboração da legislação, medida que visa incentivar a posse responsável dos animais, dando a eles condições dignas e direito a abrigo, alimentação adequada, vacinas e água potável, entre outras medidas.

Programas educacionais e de saúde relativos ao objeto da lei poderão receber recursos graças ao fundo, assim como capacitação de agentes para fins de proteção da vida animal, com ações de castração, registro, recolhimento e destinação de cães e gatos. Simas frisa que com o fundo legalizado, será possível captar doações e subvenções físicas e jurídicas para revertê-las à causa animal. Ele também tem cobrado da Prefeitura a implantação de um centro de zoonoses.

Os demais parlamentares – Alex Palmital (PSD), Adailton ‘Nando’ Bernardina (PP), Eduardo ‘Tainha’ Peres (PPS), Jorge Mário Borghetti (DEM), Professor Juliano (PMDB), Marcelo Nogaroli (PMDB), Marciel Berlin (PSD) e Thiago Pinheiro (PSB) também reforçam o convite.

A sede da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba (ACDI) fica na Rua José Quintino Pereira, no Cerro, prédio do antigo posto de saúde do bairro, cedido à associação.

 

Câmara de Vereadores

Assessoria de Comunicação

■ Fone (47) 99921.4527 ou 3446.7800, ramal 808

■ Texto: Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP

Informação Pública nº 46/2018

 

Notícias

Segunda sessão mensal da Câmara Mirim.
Segunda sessão mensal da Câmara Mirim.

Aconteceu na terça-feira, dia 23 de abril, a segunda sessão da Câmara Mirim dos Vereadores Mirins às 15h no plenário Getúlio Bittencourt na Câmara de Vereadores de Barra Velha.

Nota de Pesar
Nota de Pesar

O Presidente da Câmara de Vereadores de Barra Velha, vereador Eduardo Peres - o Tainha, em nome de todos os vereadores e funcionários, manifesta com profundo pesar, o falecimento do ex-prefeito do município de Barra Velha, Sr. Samir Mattar ocorrido na tarde desta quarta-feira, 1º de maio de 2019.