100%

Barra Velha promove amanhã segunda audiência pública sobre ações visando bem-estar animal

Barra Velha terá amanhã (quarta-feira, dia 28 de março), a segunda audiência pública acerca da causa de proteção animal na cidade. O evento está marcado para as 19h, e acontecerá na sede da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba (ACDI), onde autoridades e comunidade vão debater políticas públicas visando a proteção dos animais, e também detalhes sobre o Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (FUBEM)”, iniciativa do vereador Maurício de Simas (PSD), aprovada por unanimidade em dezembro último, pelos parlamentares locais.

Segundo Maurício, a segunda das três audiências públicas previstas sobre o tema terá como local Itajuba, e contará com a presença da juíza de Barra Velha, Nayana Scherer, ela mesma uma ativista da causa animal. “Estamos descentralizando as audiências. A primeira foi na Câmara, ano passado; a segunda amanhã em Itajuba e a terceira será no São Cristóvão, em data a ser definida”, antecipa Simas. 

Através do FUBEM, a Prefeitura poderá captar e aplicar recursos visando o financiamento, implantação e aprimoramento de ações voltadas à proteção de animais – um dos objetivos, segundo Maurício, é criar mecanismos para controlar a população de animais de rua hoje existente na cidade. A comunidade, em especial ativistas de defesa dos animais, poderá discutir o atual panorama após a aprovação do fundo, e também outras políticas públicas, como medidas de apoio ao sítio de abrigo de animais existente em Medeiros.

“É mais do que urgente controlar a população animal em Barra Velha, e criar medidas de prevenção de zoonoses”, aponta o vereador. A juíza Nayana orientou a elaboração da legislação, medida que visa incentivar a posse responsável dos animais, dando a eles condições dignas e direito a abrigo, alimentação adequada, vacinas e água potável, entre outras medidas.

Programas educacionais e de saúde relativos ao objeto da lei poderão receber recursos graças ao fundo, assim como capacitação de agentes para fins de proteção da vida animal, com ações de castração, registro, recolhimento e destinação de cães e gatos. Simas frisa que com o fundo legalizado, será possível captar doações e subvenções físicas e jurídicas para revertê-las à causa animal. Ele também tem cobrado da Prefeitura a implantação de um centro de zoonoses.

Os demais parlamentares – Alex Palmital (PSD), Adailton ‘Nando’ Bernardina (PP), Eduardo ‘Tainha’ Peres (PPS), Jorge Mário Borghetti (DEM), Professor Juliano (PMDB), Marcelo Nogaroli (PMDB), Marciel Berlin (PSD) e Thiago Pinheiro (PSB) também reforçam o convite.

A sede da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba (ACDI) fica na Rua José Quintino Pereira, no Cerro, prédio do antigo posto de saúde do bairro, cedido à associação.

 

Câmara de Vereadores

Assessoria de Comunicação

■ Fone (47) 99921.4527 ou 3446.7800, ramal 808

■ Texto: Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP

Informação Pública nº 46/2018

 

Notícias

Prefeitura desgovernada.
Prefeitura desgovernada.

Vereador falou sobre a falta de responsabilidade e conhecimento do prefeito em administrar Barra Velha.

Moção de Congratulações
Moção de Congratulações

Tenente da Polícia Militar de Barra Velha Ruy Florêncio Teixeira Junior, recebeu na noite desta quinta feira (07), a moção de congratulações nº 18/2017 por proposição do vereador Mauricio Simas, subscrita pelos demais vereadores.