100%

Câmaras Mirins de Barra Velha e São João do Itaperiú recebem curso de oratória da Assembleia

Os vereadores das Câmaras Mirins de Barra Velha e São João do Itaperiú tiveram um dia de aprendizado na segunda-feira, 26 de março, no Plenário Getúlio Bittencourt, da Casa de Leis barra-velhense. Através da parceria dos Poderes Legislativos das duas cidades com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, ligada à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, os parlamentares-estudantes tiveram cursos de oratória, com os instrutores Armando Agostini, Luciano Daudt da Rocha e Isaac Fachini Baldinelli.

A coordenação em Barra Velha seguiu com os diretores Claudionir Arbigaus, o Pulga, e Paulo Roberto Leite. De São João do Itaperiú, o coordenador designado foi o ex-vereador e ex-vice-prefeito Gilberto Luiz Azevedo. As orientações sobre argumentação e oratória foram dadas por Luciano Rocha; já a aula sobre o que é e o que faz um vereador ficou com Armando. Isaac lecionou sobre a relação entre os cidadãos e o Poder Legislativo.

Os mirins – entre eles, a presidente da Câmara Mirim de Barra Velha, Vitória Seifert, tiveram acesso no período da manhã ao conceito de oratória e à importância de se comunicar ideias e convencer através do argumento, além da construção do texto argumentativo, timbre de voz, postura e tribuna.

O uso certo das palavras, de modo a se evitar o chamado “gerundismo” (uso irregular do gerúndio), evitar repetições e conhecer melhor a réplica e a tréplica foram detalhados por Luciano, além de orientação para que se evite toda e qualquer incitação de ódio, racismo, intolerância religiosa, preconceitos de todo tipo e a misoginia (ódio ou aversão às mulheres). 

Armando apresentou 10 respostas sobre a função do vereador, em temas como o que é a Constituição, o que significa nossa hierarquia de leis, papéis dos Três Poderes e o que faz um vereador, entre outras questões. Já Isaac detalhou o que é o Estado, as funções dos legisladores, prefeitos e funções do Poder Judiciário, além de falar sobre os direitos da criança, adolescente, idoso e indígenas.

Paulo destacou que esses cursos são o resultado da parceria efetuada no final de 2017, com a gestora da Escola do Legislativo da AL, Leia Martins Cardoso, quando da visita de Paulo e também do assessor Eunildo Avelino dos Santos à Assembleia Legislativa. Novas capacitações serão desenvolvidas durante o ano. Ao final da atividade, o vereador Maurício de Simas (PSD) visitou o plenário e cumprimentou os mirins pela capacitação. Pulga, Paulo e Gilberto agradeceram aos estudantes pela presença no dia de estudos.  

 

 

 

Câmara de Vereadores ■ Assessoria de Comunicação

■ Fone (47) 99921.4527 ou 3446.7800, ramal 808

■ Texto: Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP

■ Informação Pública 048/2018

 

Notícias

Prefeitura desgovernada.
Prefeitura desgovernada.

Vereador falou sobre a falta de responsabilidade e conhecimento do prefeito em administrar Barra Velha.

Moção de Congratulações
Moção de Congratulações

Tenente da Polícia Militar de Barra Velha Ruy Florêncio Teixeira Junior, recebeu na noite desta quinta feira (07), a moção de congratulações nº 18/2017 por proposição do vereador Mauricio Simas, subscrita pelos demais vereadores.