100%

Thiago critica Fumtec de Barra Velha e chega a sugerir dispensa de servidores da fundação

■ O vereador Thiago Pinheiro (PSB) voltou a questionar a eficiência da Fundação Municipal de Turismo, Esporte e Cultura (Fumtec) de Barra Velha, e chegou a propor que se for para outros setores das Prefeitura seguirem desenvolvendo ações originalmente de responsabilidade da Fumtec, seria interessante reduzir o tamanho da fundação e economizar gastos com estrutura e pelo menos 10 cargos lotados nesse setor. "Eu quero que esse órgão renda, passe a apresentar resultados", destacou;.

■ Em seu discurso de 15 de maio, na sessão da Câmara de Vereadores, Thiago lembrou recentes ações, como a programação de Natal, que foi executada pela secretaria de Assistência Social, as lixeiras novas da orla, parceria entre a Assistência e Obras, e o agora anunciado projeto do letreiro turístico da orla do Tabuleiro, desenvolvido pelo Planejamento – todos eles praticamente sem participação da Fumtec.

■ “Não tem sentido manter um setor dessa forma”, argumentou, ao criticar também o fato de que não houve um espaço solicitado pela Fumtec para vender a principal festa da cidade em São João do Itaperiú, no último final de semana, durante a Festa Estadual e Gastronômica da Carne (Fecarne). Nesse espaço, princesas e rainha da nova edição da Festa Nacional do Pirão poderiam divulgar mais amplamente Barra Velha, e quando chegar setembro, o evento barra-velhense abriria então um estande para a Fecarne também fazer sua divulgação.

■ Ainda em seu discurso, Thiago cobrou da Fundação de Turismo a impressão de novos materiais de divulgação, como postais e fôlderes, para divulgação turística da cidade. O vereador lembrou que nova edição do Festival de Dança de Joinville já está próxima, e assim como em 2017, ele está cobrando da Fumtec que divulgue Barra Velha durante o evento, que neste ano, terá nova representação municipal, através da presença da bailarina Poliana Baraúna.

■ O parlamentar lembrou que muitas das comitivas de dançarinos e organizadores ficam hospedadas em Barra Velha, por conta da lotação da rede hoteleira de Joinville. “Muitos desses visitantes podem escolher um dia ficar em definitivo em Barra Velha”.

■ Na visão do vereador, mesmo em Joinville, no Centreventos, há espaço para efetuar a divulgação de Barra Velha. “Tem tempo. Por favor, imprimam material de divulgação. Estou novamente pedindo, com 50 dias de antecedência”, clamou o vereador.

■ Em aparte, o vereador Marcelo Nogaroli (MDB) frisou que o fato de não ter folhateria à disposição na Secretaria de Turismo, localizada na Praça Lauro Carneiro de Loyola, “é uma grande incompetência”. Já Nando Bernardina (PP) também sugeriu parcerias em Balneário Piçarras, durante a nova edição do Piçarraiá, e em Luís Alves, na Festa da Cachaça. “Mas falta à Fumtec gás, energia. Parece que a coisa lá não anda, e são 11 funcionários”, criticou.


Câmara de Vereadores ■ Assessoria de Comunicação
Fone (47) 99921.4527 ou 3446.7800, ramal 808
Texto: Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Informação Pública 074/2018

Notícias

Câmara Mirim em ação
Câmara Mirim em ação

Na ultima sessão do mês, os vereadores mirins fizeram uso da palavra livre e apresentaram três indicações para discussão, apreciação e votação.