100%

Nando pede reconstrução de pinguela e retomada da ciclofaixa da Avenida Itajuba

Obras e melhorias pendentes do bairro Itajuba e que não estão encontrando uma resposta do poder público foram alvo de cobranças por parte do vereador Nando Bernardina (PP), durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, no último dia 22 de maio. O parlamentar foi pontual ao cobrar da Prefeitura soluções para a reativação da ciclovia da Avenida Itajuba e também da reconstrução da travessia sobre o Rio Itajuba, a popular “pinguela”.

A travessia, localizada na Rua Eurides Tomazoni, e que liga esse ponto à rua Maristela Amorim e entorno, foi queimada e destruída ano passado por um ato de vandalismo, até hoje não apurado. Desde então, os moradores pedem a reconstrução, já que a pinguela favorece um acesso mais rápido à Avenida Itajuba. A obra, entretanto, esbarra na reivindicação dos pescadores, que pedem uma travessia mais alta, a fim de que não se impeça a entrada de barcos pesqueiros no rio.  

Waldir Rodrigues, líder comunitário de Itajuba, repassou ao vereador Nando que mais de 800 proprietários precisam da travessia só em seu loteamento. Além da Maristela Amorim, a pinguela facilita também a vida de proprietários das ruas Altair Amorim e  Artur Bernardes, e evita que seja feito longo contorno até a Rua João Fernandes da Costa.

Nando frisou que um projeto para levantar recursos foi levado para Brasília, mas ele não acredita que saia nada neste segundo semestre, num ano político. “O que não pode mais é deixar os moradores sofrendo, sem a travessia”, considera Nando.

Sobre a ciclofaixa de Itajuba, desativada ano passado pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura – numa ação considerada equivocada pela maioria dos vereadores – Nando defende a reativação imediata, pois segundo ele, cancelar o espaço das bicicletas não foi positivo. Seu posicionamento teve apoio de vereadores como Jorge Borghetti (DEM), Thiago Pinheiro (PSB) e Maurício de Simas (PSD).

Maurício inclusive sugere que fosse adotado um horário alternativo para que a ciclovia fosse liberada: 18h, após as atividades do comércio. Nando lembrou que a Prefeitura prometeu retomar a ciclofaixa após o final da alta temporada, o que até agora não ocorreu. “O que esperamos é que o governo haja, saia dessa inércia”, finalizou Nando.

 

Câmara de Vereadores ■ Assessoria de Comunicação

■ Fone (47) 99921.4527 ou 3446.7800, ramal 808

■ Texto: Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP

■ Informação Pública 076/2018

Notícias

Prefeitura desgovernada.
Prefeitura desgovernada.

Vereador falou sobre a falta de responsabilidade e conhecimento do prefeito em administrar Barra Velha.

Moção de Congratulações
Moção de Congratulações

Tenente da Polícia Militar de Barra Velha Ruy Florêncio Teixeira Junior, recebeu na noite desta quinta feira (07), a moção de congratulações nº 18/2017 por proposição do vereador Mauricio Simas, subscrita pelos demais vereadores.