100%

Câmara de Barra Velha abre espaço para Educação lançar “Fila Única” nas creches

A Câmara de Vereadores de Barra Velha abriu espaço nesta terça-feira, dia 5 de junho, para a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto da Prefeitura apresentar o “Programa Fila Única”, que inicia nesta quarta-feira, dia 6, em todo o município. Por meio da nova ferramenta, acessando a aba "auto atendimento" no site www.barravelha.sc.gov.br, os pais barra-velhenses poderão cadastrar o filho em até três creches (Centros de Educação Infantil, os CEIs), preenchendo as informações de forma totalmente informatizada.

A apresentação do projeto no Plenário Getúlio Bittencourt, da Casa de Leis, foi feita pela secretária Rosemary da Silva dos Santos, juntamente com a presidente do Conselho Municipal de Educação, Ruth Bernardes. Elas detalharam que o com o novo sistema, os pais terão também acesso à lista de espera, podendo acompanhar o preenchimento das vagas. A equipe de Rosemary acompanhou a apresentação do projeto aos vereadores e à comunidade.

A sessão legislativa, presidida por Alex Sandro Correia dos Santos, o Alex Palmital (PSD), foi suspensa durante a apresentação. Os outros oito parlamentares também estavam em plenário, e tiraram dúvidas sobre o novo sistema. O discurso ficou por conta do vereador Jorge Borghetti, o Doutor Jorge (DEM), que ressaltou que a demanda crescente por creches e vagas na rede municipal era uma preocupação do Poder Legislativo, e ainda elogiou a disposição da equipe da Educação em priorizar crianças em situação de risco social.

“Eu inclusive trouxe aqui, em plenário, a questão de pessoas que estão mudando de Barra Velha, devido à falta de vagas em escolas, creches; devido à questão da dificuldade de encontrar emprego”, observou o vereador. “Essa iniciativa da atual Secretaria de Educação merece o apoio de todos nós, e de todos os cidadãos, visando reduzir essa problemática da falta de vagas, disciplinando-a”, observou o médico e parlamentar à Assessoria de Imprensa da Câmara. “E sugiro que a Secretaria de Saúde faça o mesmo, implantando sua central de agendamento de exames, já indicada por este vereador na Casa de Leis”, completou.

Pelo novo sistema, a Secretaria de Educação local ficará responsável por entrar em contato com os pais para avisar sobre a disponibilidade de vaga. “Com este recurso, não haverá mais listas de espera nas creches”, detalhou Rosemary. Mas a secretaria frisa que só poderão concorrer às vagas crianças com mais de quatro meses completos. “Crianças que já estavam com o nome na lista de espera nos CEIs não precisam fazer novo cadastro, pois já se encontram no banco de dados da Educação”, pontua a titular da pasta.

De acordo com o prefeito Valter Zimmermann, o Fila Única vai desburocratizar o processo de matrículas nos CEIs. "O programa tem o objetivo de tornar mais transparente o preenchimento das vagas em creches. Os pais terão a facilidade de fazer o cadastro online e poderão acompanhar a lista de espera", explica o prefeito, que também acompanhou a sessão da Câmara de Vereadores. A ex-secretária de Educação, professora Antonina Damásio Ramos, também prestigiou a sessão parlamentar e o lançamento do Fila Única.

 

Câmara de Vereadores ■ Assessoria de Comunicação

■ Fone (47) 99921.4527 ou 3446.7800, ramal 808

■ Texto: Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP

■ Informação Pública 081/2018, com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Barra velha

 

Notícias

Prefeitura desgovernada.
Prefeitura desgovernada.

Vereador falou sobre a falta de responsabilidade e conhecimento do prefeito em administrar Barra Velha.

Moção de Congratulações
Moção de Congratulações

Tenente da Polícia Militar de Barra Velha Ruy Florêncio Teixeira Junior, recebeu na noite desta quinta feira (07), a moção de congratulações nº 18/2017 por proposição do vereador Mauricio Simas, subscrita pelos demais vereadores.