100%

Câmara de Barra Velha abre espaço para Educação lançar “Fila Única” nas creches

A Câmara de Vereadores de Barra Velha abriu espaço nesta terça-feira, dia 5 de junho, para a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto da Prefeitura apresentar o “Programa Fila Única”, que inicia nesta quarta-feira, dia 6, em todo o município. Por meio da nova ferramenta, acessando a aba "auto atendimento" no site www.barravelha.sc.gov.br, os pais barra-velhenses poderão cadastrar o filho em até três creches (Centros de Educação Infantil, os CEIs), preenchendo as informações de forma totalmente informatizada.

A apresentação do projeto no Plenário Getúlio Bittencourt, da Casa de Leis, foi feita pela secretária Rosemary da Silva dos Santos, juntamente com a presidente do Conselho Municipal de Educação, Ruth Bernardes. Elas detalharam que o com o novo sistema, os pais terão também acesso à lista de espera, podendo acompanhar o preenchimento das vagas. A equipe de Rosemary acompanhou a apresentação do projeto aos vereadores e à comunidade.

A sessão legislativa, presidida por Alex Sandro Correia dos Santos, o Alex Palmital (PSD), foi suspensa durante a apresentação. Os outros oito parlamentares também estavam em plenário, e tiraram dúvidas sobre o novo sistema. O discurso ficou por conta do vereador Jorge Borghetti, o Doutor Jorge (DEM), que ressaltou que a demanda crescente por creches e vagas na rede municipal era uma preocupação do Poder Legislativo, e ainda elogiou a disposição da equipe da Educação em priorizar crianças em situação de risco social.

“Eu inclusive trouxe aqui, em plenário, a questão de pessoas que estão mudando de Barra Velha, devido à falta de vagas em escolas, creches; devido à questão da dificuldade de encontrar emprego”, observou o vereador. “Essa iniciativa da atual Secretaria de Educação merece o apoio de todos nós, e de todos os cidadãos, visando reduzir essa problemática da falta de vagas, disciplinando-a”, observou o médico e parlamentar à Assessoria de Imprensa da Câmara. “E sugiro que a Secretaria de Saúde faça o mesmo, implantando sua central de agendamento de exames, já indicada por este vereador na Casa de Leis”, completou.

Pelo novo sistema, a Secretaria de Educação local ficará responsável por entrar em contato com os pais para avisar sobre a disponibilidade de vaga. “Com este recurso, não haverá mais listas de espera nas creches”, detalhou Rosemary. Mas a secretaria frisa que só poderão concorrer às vagas crianças com mais de quatro meses completos. “Crianças que já estavam com o nome na lista de espera nos CEIs não precisam fazer novo cadastro, pois já se encontram no banco de dados da Educação”, pontua a titular da pasta.

De acordo com o prefeito Valter Zimmermann, o Fila Única vai desburocratizar o processo de matrículas nos CEIs. "O programa tem o objetivo de tornar mais transparente o preenchimento das vagas em creches. Os pais terão a facilidade de fazer o cadastro online e poderão acompanhar a lista de espera", explica o prefeito, que também acompanhou a sessão da Câmara de Vereadores. A ex-secretária de Educação, professora Antonina Damásio Ramos, também prestigiou a sessão parlamentar e o lançamento do Fila Única.

 

Câmara de Vereadores ■ Assessoria de Comunicação

■ Fone (47) 99921.4527 ou 3446.7800, ramal 808

■ Texto: Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP

■ Informação Pública 081/2018, com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Barra velha

 

Notícias