100%

Professor Juliano reforça pedido para "Ônibus Solidário" aos doadores sangue de Barra Velha

O vereador e professor Juliano Bernardes (MDB) reforçou em plenário, no último dia 14 de junho, o pedido para que a Secretaria de Saúde retome as ações de incentivo à transfusão de sangue em 2018, com uma nova edição do “Ônibus Solidário”, repetindo o êxito da campanha ocorrida no ano passado, quando 70 doadores barra-velhenses dispuseram de transporte gratuito e foram ao hospital do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em 14 de dezembro, para reforçar os estoques do setor.

A ação de 2017 atendeu ao chamamento do vereador e professor, que vem incentivando políticas públicas visando a doação de sangue em Barra Velha. Através de indicação avaliada em plenário da Câmara de Vereadores, o parlamentar pediu, em novembro do ano passado, que a Secretaria de Saúde da Prefeitura passasse a custear mensalmente o transporte para que moradores barra-velhenses possam doar sangue no Hemosc, em Joinville.

Neste ano, Juliano retomou o tema em virtude do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no último 14 de junho. A proposição do vereador do MDB pelo “Ônibus Solidário” não é nova – de acordo com Professor Juliano, ao apresentá-la, ele descobriu junto à assessoria da Câmara que o mesmo pedido já havia sido feito em 2015 pelo então vereador Claudionir Arbigaus, o Pulga (PSD). Bernardes decidiu então reapresentar a solicitação de Pulga.

“Reapresentei porque é de extrema importância, haja visto que o Hemosc faz diversas campanhas de doação de sangue, e dispomos de muitos munícipes que desejam doar, mas não dispõem de condução”, considerou o parlamentar. Na opinião do parlamentar, o ideal é que houvesse esse transporte regularmente, talvez a cada mês, para facilitar a boa ação dos doadores.

 

 

Para Doar Sangue é preciso:

* Estar em boas condições de saúde;

* Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização);

* Pesar no mínimo 50kg;

* Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

* Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

* Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato;

* Não ter sofrido nenhum tipo de resfriado nos últimos 7 dias;

* Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; e

* Não ter realizado nenhuma tatuagem, maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.

 

Se você tem interesse em realizar este ato de amor ao próximo nos contate o mais rápido possível para garantir o seu lugar nesta excursão de amor e solidariedade. Ligue 3456 1067, ou pelo whats 9 96574634 Ariadne.

 

 

Câmara de Vereadores

Assessoria de Comunicação

■ Fone (47) 99921.4527 ou 3446.7800, ramal 809

Informação Pública nº 88/2018

Notícias

Prefeitura desgovernada.
Prefeitura desgovernada.

Vereador falou sobre a falta de responsabilidade e conhecimento do prefeito em administrar Barra Velha.

Moção de Congratulações
Moção de Congratulações

Tenente da Polícia Militar de Barra Velha Ruy Florêncio Teixeira Junior, recebeu na noite desta quinta feira (07), a moção de congratulações nº 18/2017 por proposição do vereador Mauricio Simas, subscrita pelos demais vereadores.