Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Nando Bernardina defende unificação das festas escolares num só evento com estrutura

Publicado em 28/08/2018 às 20:37 - Atualizado em 28/08/2018 às 20:39

Nando Bernardina é do Progressistas
Créditos: Juvan Neto/CMVBV Baixar Imagem

O vereador Nando Bernardina (PP) propôs em plenário, na Câmara de Vereadores de Barra Velha, que a Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura local unifique o calendário de festas das escolas da rede municipal de ensino em um único evento. De acordo com o parlamentar, a estratégia visa a criação de um evento – junino ou julino – forte na cidade, com maior estrutura e condições de agregar mais público do que várias festas isoladas.

O parlamentar frisou que sua ideia vem baseada em experiências como a de Balneário Piçarras, que iniciou, décadas atrás, sua antiga “Festa Junina Comunitária”, que foi o embrião do que hoje é o Piçarraiá, uma festa forte e com direito a um ou dois shows nacionais, aberta para todos. “Uma só festa, numa data planejada de maneira antecipada, reforçando a integração das nossas escolas, famílias e estudantes”, apontou Nando, no dia 9 de julho, durante discurso no Plenário Getúlio Bittencourt.

“Poderíamos talvez aproveitar as férias escolares, e eventuais turistas ou visitantes poderiam se sentir atraído por esse evento, conhecer nossas tradições, ver por exemplo, uma quadrilha, um pau-de-fita”, pontuou o parlamentar. Na visão de Nando, um pai de família não tem como percorrer as várias festas oferecidas pelas escolas municipais e reunidas no centro e nos bairros. Num só evento, a estrutura seria maior, o lucro também – e o valor arrecadado, dividido entre as participantes.

“Antes tínhamos a Festa da Integração, que tinha como eixo a produção rural; essa nossa nova sugestão pode ser uma festa de âmbito escolar, centralizada num dos nossos ginásios de esportes, que abrigasse, por exemplo, um mini-festival de dança, a exemplo dos dançarinos que a Fundação do Turismo, através do Adans Moraes, captou para Barra Velha”, observou o vereador.

Nando finaliza dizendo que o trabalho de organização, preparação, estrutura e custeio, com apoio das equipes das diversas escolas da rede municipal, concentradas, resultaria em economia para a comissão organizadora, no caso, a Municipalidade.

Câmara de Vereadores

■ Fone (47) 99921.4527 ou 3446.7800, ramal 809